....

sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Meu Primeiro Flipbook


O Final da semana está chegando e hoje é dia de postagem especial para #sextacriativa. Resolvi relembrar minha adolescência e fabricar meu 1º flipbook. Na época de colégio sempre usava as pontas das folhas do caderno para desenhar bonequinhos de palito animados. Para quem não entendeu ainda sobre o que estou falando, segundo o wikipédia, "flipbook é uma coleção de imagens organizadas seqüencialmente, em geral no formato de um livreto para ser folheado dando impressão de movimento, criando uma seqüência animada sem a ajuda de uma máquina."
Separei 4 tiras de papel e carimbos. Dá para desenhar também, o efeito será o mesmo. Para montar meu livreto usei uma costura bem fácil de fazer. Dobrei as folhas ao meio e vinquei com a dobradeira. No vinco fiz 3 furos equidistantes.
Coloquei linha na agulha e entrei pelo lado interno no furo superior deixando uma sobra.
Retornei pelo furo inferior pelo lado externo.
Entrei no furo do meio pelo lado interno. Retirei a linha da agulha e coloquei na linha de sobra. Entrei com esta linha pelo lado intrerno no furo do meio.
Fiz um nozinho. Chamo essa costura de borboletinha.
Após terminar a costura preenchi o miolo com as imagens. Escolhi o tema acampamento e fui carimbando a mesma imagem sempre em posição um pouco diferente.
Fiz o miolo com apenas 7 imagens. Deixei a capa livre para decorar. No vídeo dá para entender direitinho como ele fica quando movimentado com as mãos. Peço desculpas pela baixa qualidade do filmezinho. É a primeira vez que faço um, mas o fiz para que vocês pudesse visualizar como ficou meu flipbook.
video
Fiquei imaginando em usar esse recurso para fazer um cartão. Imagina que legal escrever uma frase que vai se formando conforme a pessoa vai movimentando as páginas?
Agora estou curiosa para saber o que vocês acharam. Animaram para fazer um também?

Para entender o que é #sextacriativa clica aqui
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...