....

Sobre o Livros da Joaninha

Meu primeiro contato com encadernação manual foi no final do ano de 2007 através de um curso que fiz com Rosário Garcia. Neste curso aprendi a encadernação com lombada fechada.

A partir deste curso visualizei as diversas possibilidades que a encadernação manual poderia oferecer na criação de um livro. O assunto ficou esquecido por um tempo até que em 2009 voltei a pesquisar.

Li bastante, pesquisei os tipos de costuras que poderiam ser feitas e decidi buscar profissionais que pudessem ajudar no meu aperfeiçoamento.

Nessa caminhada conheci As Papeleiras, Ricardo Ferreira, Gabriela Irigoyen, Daniel Confortin , Maria Tereza Flores e Rosa Guimarães.

Com As Papeleiras, carinhosamente apelidadas por mim de Papelindas, aprendi que um bom encadernador tem que ter amor ao papel.

Com meu mestre Richard vi que nada está perdido e que o restauro é uma prática possível e viável.

Com a Gabi saí da rigidez da capa dura e fui para flexibilidade e leveza de uma capa feita somente de papel.

Daniel e Maria reafirmaram em mim a ideia de que menos é mais e que uma costura mais simples pode apresentar um resultado sofisticado.

Rosa Guimarães dividiu comigo seus conhecimentos sobre as costuras clássicas e mostrou-me que um acabamento bem feito é essencial para uma encadernação ser perfeita.

A vontade de dividir o que sei e de aprender cada dia mais é responsável pela criação do “Livros da Joaninha”, um ateliê voltado para encadernação manual.

Neste espaço você vai encontrar livros costurados com amor, histórias e lembranças.

É muito bom ter você aqui!

Ana

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...